Neuromarketing Aplicado Ao Trade Marketing

Fatores Que Influenciam A Decisão De Compra Do Shopper No Ponta De Venda

  • Jader dos Santos Rodrigues Famaqui
  • Rita Isabel Bueno de Melo
Palavras-chave: Trade Marketing. Shopper. Neuromarketing. Ponto de venda.

Resumo

Este artigo apresenta o neuromarketing como um importante aliado estratégico do Trade Marketing. Através de investigação bibliográfica buscou-se compreender alguns fatores do neuromarketing, que aliados às estratégias e táticas de Trade Marketing - como a promoção de vendas e o merchandising - possibilitam que profissionais da área obtenham uma maior compreensão sobre o comportamento do shopper. Essa revisão bibliográfica explora o conceito de Trade Marketing, shopper e neuromarketing aplicado ao varejo relatando suas aplicações, onde o principal foco é a influência do neuromarketing fomentando o consumo no ponto de venda no ato da compra. O artigo demonstrou que identificando o que realmente o shopper busca no ponto de vendas, através da percepção do neuromarketing aplicado ao Trade Marketing, se torna cada vez mais um mecanismo estratégico para qualquer organização que busca maior assertividade em ações direcionadas no PDV. O artigo conclui que dedicar-se ao Trade Marketing de forma estratégica, e se alinhando com conceitos e ferramentas oferecidos pelo neuromarketing, se desenvolvem novas formas de relação com o shopper, gerando grandes chances de sucesso na execução no ponto de vendas.

Referências

BLESSA, Regina. Merchandising no ponto de venda. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
CÔNSOLI, Matheus Alberto. et al. Trade marketing: estratégias de distribuição e execução de vendas. [S.I.: s.n.], 2010.
MENEGUEL, Jana. 2019. Pilares essenciais para a gestão de pdv. Disponível em: . Acesso em: 24 jun. 2019.


KOTLER, Philip. Princípios de marketing. Rio de Janeiro: Prentice-Hall, 1993.


LINDSTROM, Martin. A lógica do consumo: verdades e mentiras sobre o por que compramos. Tradução Marcello Lino. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.


SANT’ANNA, Rubens. Neuromarketing explica: porque você compra. 1. ed. Porto Alegre: Buqui, 2017.


SANT’ANNA, Rubens. Planejamento de Trade Marketing: o domínio do canal e venda. 3. ed. Porto Alegre: Buqui, 2018.


SANTOS, Marcos Ferreira. et al. Refletindo sobre a ética na prática do neuromarketing: a neuroética. Revista Brasileira de Marketing. São Paulo: UNINOVE, v. 13, n. 3, p. 49-62, abr./jun. 2014.


SECCO, Arielli, 2019. O que é trade marketing? Significado, definição e atribuições. Disponível em: . Acesso em: 21 maio 2019.


SOUZA, Brenda Helena de; POHL, Rogério. Estratégias do Neuromarketing - Conhecendo suas técnicas de persuasão. Revista Brasileira de Pesquisas de Marketing, Opinião e Mídia (PMKT on-line), São Paulo: UNISUL, v. 11, n. 2, maio-ago. 2018.


WILSON, R. M; GAINES, Jeannie; HILL, Ronald Paull. Neuromarketing and Consumer Free Will, 2008. Journal of Consumer Affairs. Disponível em: . Acesso em: 06 mar. 2019.
Publicado
2019-12-19