Memória Inconsolável

A dor do luto e o tabu frente ao suicídio de um familiar

Palavras-chave: Luto, Tabu, Suicídio, Elena

Resumo

O presente artigo objetivou analisar o luto presente no filme ‘Elena’, assim como discutir o tabu referente ao decesso, em particular decorrente do suicídio, e as consequentes repercussões na vida dos sobreviventes. Como método, utilizamos uma análise fílmica do conteúdo proposto, paralelamente a uma abordagem qualitativa a partir de literatura especializada, de cunho psicanalítico. A análise foi baseada no longa “Elena”, da diretora Petra Costa, do ano de 2012, o qual aborda biograficamente a trajetória da sua irmã e sua morte por suicídio, consequentemente o luto enfrentado pela sua família. Decorrente a análise, estruturamos tópicos para esclarecimento do trabalho e subtópicos de discussão associando o conteúdo fílmico às argumentações teóricas: o primeiro subtópico designado “Petra” apresenta brevemente a diretora, responsável por narrar a maior parte da história; no segundo subtópico “O luto em análise”, nos alicerçamos na discussão psicanalítica, partindo do exposto no filme e estudos teóricos sobre o tema do luto; no terceiro e último subtópico nomeado “O tabu do suicídio”, associamos de maneira sucinta a melancolia a uma possível consequência em relação ao comportamento suicida, discorremos também sobre o tabu frente ao decesso, com foco no suicídio. Nas considerações finais, falamos sobre as narrativas presentes no filme, como estes se mesclam com os conceitos psicanalíticos propostos, observamos a importância do cinema como ferramenta narrativa, abordamos a complexidade em encontrar estudos sobre o enlutamento por suicídio, reiterando o tabu social sobre o tema e por fim, apontamos a possibilidade da arte se apresentar como uma catarse poética.

Referências

BIRMAN, J. Criatividade e sublimação em psicanálise. Psicol. clin. vol.20 no.1 Rio de Janeiro, 2008.

BTESHE M. Elena, o filme: narrativas sobre a experiência do suicídio. Rev Eletron de Comun Inf Inov Saúde [Internet]. out-dez 2014; 8(4):575-581.

CAVALCANTI, A. K. S.; SAMCZUK, M. L.; BONFIM, T. E. O conceito psicanalítico do luto: uma perspectiva a partir de Freud e Klein. Psicólogo inFormação, ano 17, n. 17, jan./dez. 2013.

COSTA, P.; ZISKIND, C. Roteiro – Elena. Busca Vida Filmes, 2012. Disponível em: . Acesso em: 04 abr 2020.

ELENA. Direção: Petra Costa. Produção: Busca Vida Filmes. Nova York, 2012. 1 DVD (82 minutos).

FERRACIOLI, N. G. M. et al. Os bastidores psíquicos do suicídio: uma compreensão psicanalítica. Vínculo vol.16 no.1 São Paulo jan./jun. 2019.

FREUD, S. Freud (1912-1914) Totem e Tabu, contribuição à história do movimento psicanalítico e outros textos. Trad: Paulo César de Souza. Companhia das Letras; Edição: 1 - 20 de setembro de 2012.

FREUD, S. Luto e Melancolia. In Sigmund Freud Obras Completas - Introdução Ao Narcisismo, Ensaios De Metapsicologia E Outros Textos (1914-1916). Trad: Paulo César De Souza. Companhia das Letras. 2010.

FREUD, S. O Infamiliar [das Unheimliche]. Trad: Ernani Chaves, Pedro Heliodoro Tavares e Romero Freitas. Belo Horizonte, autêntica. 2019. (Originalmente publicado em 1919).

MALDONADO, G.; CARDOSO, M. R. O trauma psíquico e o paradoxo das narrativas impossíveis, mas necessárias. Psicol. clin. vol.21 no.1 Rio de Janeiro, 2009.

ROCHA, P. G.; LIMA, D. M. A. Suicídio: peculiaridades do luto das famílias sobreviventes e a atuação do psicólogo. Psicol. clin. vol.31 no.2 Rio de Janeiro maio/ago. 2019.

SILVA, E. Q. Filme: ELENA, de Petra Costa, 2012, Brasil, 82 minutos. ILHA
v. 16, n. 1, p. 260-265, jan./jul. 2014.

SILVA, S. R. R. DA.; MOUSINHO, L. A. Um olhar sobre Elena: a encenação que se desdobra. Doc On-line, n. 19, março de 2016
Publicado
2021-03-14