http://www.famaqui.edu.br/app/webroot/ojs/index.php/saberes/issue/feed REVISTA INTERDISCIPLINAR SABERES 2020-03-02T14:40:18-03:00 Luis Chamorro lchamorro1@gmail.com Open Journal Systems <p style="text-align: justify;"><strong>A revista científica eletrônica Interdisciplinar Saberes da Famaqui, é caracterizada por ser um informativo mais completo que um jornal e menos do que um livro, por possuir textos mais aprofundados que os dos jornais, com características literárias, culturais e de conhecimento de diversos saberes científicos e educacionais que registram os textos além da diversidade de detalhes que interagem com o leitor.</strong></p> http://www.famaqui.edu.br/app/webroot/ojs/index.php/saberes/article/view/18 Whatsapp Como Ferramenta Para Compartilhamento De Saberes Em Uma Faculdade De Administração E De Recursos Humanos: É Relevante? 2019-12-19T00:11:43-03:00 Paulo Vinicius Alves de Santana pvss.med@gmail.com VANDA REGINA MACHADO vregina@hcpa.edu.br <p>As novas tecnologias de informação e/ou comunicação têm possibilitado cada vez mais acesso a conhecimentos que viabilizam as pessoas se desenvolverem num processo educativo servindo como elemento de aprendizagem e também de socialização. Considerando que vivemos em uma época de profundas mudanças e transformações, onde o universo digital tem proporcionado novas formas de relações, cabe aos educadores, se apropriarem dessas ferramentas para auxiliar o aluno na condução do processo de aprendizagem. O presente trabalho aborda a utilização da ferramenta do <em>WhatsApp</em> numa Faculdade de administração e de Recursos Humanos como forma de interação e compartilhamento de saberes entre professores e alunos. O trabalho procurou responder à questão: O <em>WhatsApp </em>como ferramenta para compartilhamento de saberes em uma faculdade de administração e recursos humanos: é relevante para o incentivo à aprendizagem? Teve como objetivo geral norteador analisar a relevância da utilização do <em>WhatsApp</em> como ferramenta pedagógica numa Faculdade de Administração e de Recursos humanos, e para auxiliar o objetivo geral elencou-se alguns objetivos específicos: efetuar o levantamento das informações postadas pelos professores e alunos no <em>WhatsApp</em> por determinado período; elaborar um questionário para obter informações sobre a relevância da ferramenta; analisar e descrever os resultados. A metodologia utilizada foi revisão bibliográfica, pois foi possível confirmar a importância da tecnologia na educação através de assuntos publicados, também foi descritiva e exploratória. Quanto à abordagem utilizou-se o método qualitativo e quantitativo, o trabalho demonstrou como resultado que os alunos que participam do grupo de <em>WhatsApp</em> consideram que o aplicativo tem um significado bastante relevante para sua formação e que tal ferramenta tem proporcionado o compartilhamento de um vasto conhecimento. Através desta pesquisa, pôde-se inferir que o compartilhamento de saberes através de ferramentas digitais, onde cada indivíduo colabore com seu saber, pode contribuir muito não só para a aprendizagem, mas também para a socialização e trato entre alunos e os professores.&nbsp;&nbsp;</p> 2019-11-23T00:00:00-03:00 ##submission.copyrightStatement## http://www.famaqui.edu.br/app/webroot/ojs/index.php/saberes/article/view/19 Mobile como canal de oferta de câmbio 2019-11-23T01:36:37-03:00 CIBELE NUNES BRASIL cinubra@gmail.com Luís Orlando Chamorro Vergara cinubra@gmail.com ALEX SANDRO CAIEL alexcaiel@gmail.com <p>O mercado financeiro sempre foi conhecido pelo seu dinamismo e competitividade. O avanço da tecnologia possibilitou a evolução dos canais de atendimento e oportunizou o surgimento das Fintechs, tornando a concorrência do mercado ainda mais acirrada. Seguindo esse movimento, as grandes instituições financeiras buscaram se reposicionar lançando seus próprios bancos digitais e disponibilizando melhorias em seus canais de atendimento.&nbsp; Um dos principais canais de atendimento do Banco do Brasil, o App BB, é uma plataforma de atendimento digital que permite aos clientes a realização de transações através de seus <em>smartphones</em>. Apesar de dispor de muitas funcionalidades transacionais e negociais, a disponibilização de transações de câmbio pode se configurar como um diferencial competitivo.</p> 2019-11-23T01:11:54-03:00 ##submission.copyrightStatement## http://www.famaqui.edu.br/app/webroot/ojs/index.php/saberes/article/view/17 Assessorias de Imprensa na Gestão de Crise Estudo de Caso 2019-11-23T01:53:25-03:00 MAITE RODRIGUES MARTIN maite.martin@terra.com.br Marcos Nunes marcosnunes@terra.com.br <p>A proposta desse trabalho é apresentar estudo de caso sobre a crise que o Banco Inter sofreu, no ano de 2018, quando experimentou uma extorsão de um hacker que ameaçou divulgar e vender dados de mais de 100 mil correntistas da instituição, e como esta crise foi gerenciada pela empresa. A metodologia utilizada foi de pesquisa bibliográfica e análise de conteúdo aplicada nos dados coletados, sites de notícias e no manifesto enviado para sites de notícias.</p> <p>Através dos conceitos empregados de assessoria de imprensa e gestão de crise, analisamos os fatos que deram início a crise e como o setor de comunicação organizacional pode utilizar de seus conhecimentos e práticas para enfrentar a crise que se instaurou na instituição.</p> <p>Nesta pesquisa, apresentamos os diversos fatores que fizeram com que a crise se instalasse para o Banco Inter, a maneira como a empresa lidou com a crise e a percepção de seus usuários, assim que a notícia se espalhou.</p> <p><strong>Palavras chave</strong>: Gestão de crise, Assessoria de imprensa, Bancos digitais, Invasão de dados, Banco Inter. &nbsp;&nbsp;</p> 2019-11-23T01:18:03-03:00 ##submission.copyrightStatement## http://www.famaqui.edu.br/app/webroot/ojs/index.php/saberes/article/view/16 O uso da tecnologia no processo de comunicação organizacional: uma revisão bibliográfica sobre a comunicação formal receptiva na iniciativa privada. 2019-11-23T01:55:10-03:00 Carla Adriana Camargo de Souza carlaadrianacamargo@gmail.com Marcos Nunes marcosnunes@terra.com.br <p>O tema deste artigo é sobre o uso da tecnologia no processo de comunicação organizacional: uma<br>revisão bibliográfica sobre a comunicação formal receptiva na iniciativa privada. O objetivo geral é<br>saber, se os clientes se sentem confortáveis e auxiliados, quando atendidos por meios tecnológicos,<br>como programas e robôs, nas empresas privadas. O objetivo específico pretende descobrir se os<br>clientes se sentem satisfeitos, quando são atendidos por esses meios eletrônicos ao invés de humanos,<br>nas referidas organizações. A interface tecnológica e a inteligência artificial proporcionam aos clientes<br>um canal de comunicação, utilização e atendimento fácil, com muita velocidade e quantidade de<br>informações globalizada, com menos erros, solução de problemas complexos, economia de tempo e<br>dinheiro, otimização de resultados e lucros; auxilia na inclusão e acessibilidade dos usuários com<br>necessidades especiais na educação, no mercado de trabalho, promovendo sua integração social. O ecommerce<br>e o e-business possibilitam aos clientes o fechamento de negócios. Estes aspectos positivos<br>aliados a um bom atendimento aos clientes, com educação e gentileza, geram experiências positivas e<br>qualificadas do atendimento prestado, resultando em fidelização. A pesquisa científica constatou casos<br>específicos em que os clientes estão satisfeitos com o atendimento por meios tecnológicos, sugerindo<br>uma pesquisa quantitativa mais abrangente para um próximo artigo.<br>Palavras chave: comunicação, tecnologia, organização, empresa privada.<br>Abstract:<br>The topic of this research is the use of technology in the process of organizational communication: a<br>literature review of formal receptive communication in the private sector. The aim here is to analyze<br>whether customers feel comfortable and effectively assisted by technological means, such as virtual<br>assistants and robots, in private companies. The specific objective is to determine if customers’ needs<br>are best fit by electronic means rather than by human means in those organizations. The technological<br>interface and artificial intelligence provide customers with a channel of communication, facilitated<br>use, agile service, great quantity of globalized information, reduction of errors, complex problem<br>solving, saving of time and money, optimization of results and profits; promotion of inclusion,<br>accessibility and social integration for users with special needs in education and work. E-commerce<br>and e-business enable customers to negotiate and do businesses online. These positive aspects, as well<br>together with a good service and politeness, result in positive and qualified experiences of the rendered<br>2<br>service, and client fidelization. This research verified specific cases in which customers are satisfied<br>with being assisted by technological means, indicating the need of a more comprehensive quantitative<br>research for an upcoming article.<br>Key-words: communication, technology, organization, private company</p> 2019-11-23T01:27:04-03:00 ##submission.copyrightStatement## http://www.famaqui.edu.br/app/webroot/ojs/index.php/saberes/article/view/14 Gestão De Processos - Uma Abordagem Em Equipes De Alta Performance Administrativa 2019-12-19T00:14:28-03:00 atilano lima machado atilanomachado@gmail.com Luis Chamorro, 386682 lchamorro1@gmail.com <p>O atual cenário econômico coloca os gestores diante da necessidade de melhorarem seus processos com o objetivo de manterem seus negócios competitivos frente ao mercado. Este artigo tem como objetivo de propor um método de avaliação de desempenho a partir dos indicadores estabelecidos na ferramenta do BSC (Balance ScoreCard) de forma a alinhar a Governança Corporativa da organização e o desenvolvimento de seus colaboradores a uma estratégia objetiva e sistemática. A empresa que foi modelo para o artigo atua no ramo de manutenção Industrial, no qual foi proposta a presente metodologia. Seguindo a teoria de Kaplan e Norton, foi elaborada uma tabela de Indicadores de performance, para que possa alinhar a estratégia da organização a seus colaboradores da área administrativa. Ao final verificamos que é possível e propomos um método a ser avaliado de forma prática em uma segunda etapa da análise.</p> 2019-11-23T01:32:25-03:00 ##submission.copyrightStatement## http://www.famaqui.edu.br/app/webroot/ojs/index.php/saberes/article/view/22 A Transformação Digital Está Impulsionando A Experiência Do Cliente 2019-12-19T00:40:28-03:00 Bruno Lucena Cardoso da Silva brunolucena20@hotmail.com Luis Chamorro lchamorro1@gmail.com Luis Caiel lchamorro1@gmail.com <p>Os avanços do capitalismo mundial na última década lançaram as empresas em uma disputa por qualidade em âmbito mundial, criando um contexto onde a satisfação do consumidor tornou-se de suma importância. Hoje&nbsp;os consumidores têm mais poder decisivo em mãos, o que faz com que&nbsp;as empresas tenham que se esforçar mais para conseguir destaque. A multiplicação das pesquisas nesta área demonstrou como a satisfação, e também a insatisfação, podem afetar o desenvolvimento e crescimento das empresas, levando-as a perdas de resultados. Por outro lado, a satisfação do cliente também pode levar o cliente a fidelizar-se, melhorando suas relações com a empresa. Este trabalho visa fazer um breve retrospecto sobre a transformação digital e seus impactos na experiência do cliente, mostrando o atual estado das pesquisas.</p> 2019-11-28T00:00:00-03:00 ##submission.copyrightStatement## http://www.famaqui.edu.br/app/webroot/ojs/index.php/saberes/article/view/21 O Design Participativo e as Tecnologias Ágeis Como Potencializadores de Processos e Soluções. 2019-12-19T00:45:51-03:00 Vanda Regina Machado vandarmachado@gmail.com Luis Chamorro, 386682 lchamorro1@gmail.com ALEX CAIEL alexcaiel@gmail.com <p><br>Vivemos uma época de profundas e grandes transformações, onde novos conhecimentos estão surgindo, ressurgindo e sendo ajustados conforme a necessidade e evolução das sociedades. O avanço no processo de desenvolvimento de novos produtos e a rápida comunicação tem feito com que surjam novos hábitos e diversas formas de relações entre as pessoas. O universo digital, aliado a novos produtos e conceitos está gerando uma profunda transformação na gestão das organizações. É notável a influência das tecnologias na disseminação de informações atualmente. Métodos ágeis que surgiram na indústria da tecnologia vieram para ajudar na resolução de problemas coletivos das organizações. O presente trabalho aborda a utilização de tecnologias disruptivas que estão sendo cada vez mais apropriadas e utilizadas com o advento da evolução das tecnologias de comunicação interativas. Também o trabalho utilizou um case da área da saúde, desenvolvido e analisado pelo Serviço de Anestesia e Medicina Peri Operatória de um Hospital Universitário Público Federal. Pode-se considerar tecnologia disruptiva como inovação tecnológica, produto ou serviço que motivem a ruptura de modelos ou tecnologias já estabelecidas e utilizadas no mercado pelas organizações. Para este estudo foi utilizado à experiência do Serviço de Anestesia e Medicina Peri operatória do Hospital, objeto do estudo, em função deste serviço possuir algumas características diferenciadas. Trata-se de um grupo de 153 (cento e cinquenta e três) profissionais, entre médicos, residentes e profissionais administrativos. Todos os profissionais atendem diversas áreas do hospital e em função disso, precisam, de forma muito rápida, obter informações pertinentes ao cuidado do paciente. Muitas vezes para acessar protocolos ou a escala de plantonistas, previamente programada, dos contratados, para o mês, havia a necessidade de se utilizar diversos sistemas, não existia uma integração entre sistemas que atendesse às necessidades desta equipe médica/administrativa. Em função do exposto, a equipe em conjunto com demais colegas da área, através de vários encontros, desenvolveram um aplicativo mobile para celular onde constam todas as informações necessárias para que os profissionais exercerem suas atividades. Foi utilizada a metodologia democrática que enfatiza o envolvimento ativo de todas as pessoas que são afetadas pelo processo, o design participativo. O trabalho possibilitou que cada profissional tenha acesso aos protocolos assistenciais, escalas e demais informações necessárias através do seu próprio mobile ou tablet. Tal agilidade ao processo trouxe muitos benefícios nas ações e decisões desta equipe que estão refletindo diretamente no cuidado ao paciente.<br>Palavras Chave: Processos. Tecnologia. Design. Equipes.</p> 2019-11-28T00:00:00-03:00 ##submission.copyrightStatement## http://www.famaqui.edu.br/app/webroot/ojs/index.php/saberes/article/view/24 Shopping Center e sua Gestão Estratégica 2019-12-19T00:47:16-03:00 adriano rosa oliveira adrianoroliv@gmail.com Luis Chamorro lchamorro1@gmail.com <p>O presente artigo tem por objetivo relacionar a importância do trabalho da área de Gestão do Shopping Center, demonstrando as características e suas formas de atuação dentro do contexto organizacional. A proposta é um Plano de Gestão que tem como finalidade atrair e fidelizar os clientes que frequentam diariamente esse empreendimento que concentra as principais lojas de empresas consagradas no mercado através de campanhas atrativas e ações concretas como forma de aumentar o fluxo de clientes e conseqüentemente o volume de vendas. O trabalho aborda características específicas na gestão do segmento através da obtenção e melhor distribuição das receitas adquiridas por meio de aluguel, condomínio e fundo de promoção, principais fontes de recursos, para a manutenção e funcionalidade e lucratividade do empreendimento, demonstrando a significância da compreensão de sua obtenção. As últimas décadas o comércio varejista vem experimentando mudanças em todos os sentidos, pois a cada ano surge á inauguração de um novo Shopping Center no Brasil com a finalidade de atrair os clientes com empreendimento que transmita conforto, segurança e produtos de qualidade, além do estilo e localização estratégica. A cada empreendimento novo, vem junto à mudança de hábito da população da região, se tornando uma nova opção de compras e lazer. Hoje em dia esses espaços estão cada vez mais multiuso, tornando o negócio em uma grande expansão das atividades, tendo no mesmo complexo além de comércio varejista, lazer, segurança, conforto e nos empreendimentos mais atuais, temos a incorporação de torres residenciais, comerciais e centro médico.</p> <p><strong>Palavras Chave:</strong> Shopping Center, Gestão, Planejamento, Fidelização.</p> 2019-12-19T00:00:00-03:00 ##submission.copyrightStatement## http://www.famaqui.edu.br/app/webroot/ojs/index.php/saberes/article/view/23 Neuromarketing Aplicado Ao Trade Marketing 2019-12-19T00:29:12-03:00 Jader dos Santos Rodrigues jaderrodrigues01@gmail.com Rita Isabel Bueno de Melo ritabueno.melo@gmail.com <p>Este artigo apresenta o neuromarketing como um importante aliado estratégico do Trade Marketing. Através de investigação bibliográfica buscou-se compreender alguns fatores do neuromarketing, que aliados às estratégias e táticas de Trade Marketing - como a promoção de vendas e o merchandising - possibilitam que profissionais da área obtenham uma maior compreensão sobre o comportamento do shopper. Essa revisão bibliográfica explora o conceito de Trade Marketing, shopper e neuromarketing aplicado ao varejo relatando suas aplicações, onde o principal foco é a influência do neuromarketing fomentando o consumo no ponto de venda no ato da compra. O artigo demonstrou que identificando o que realmente o shopper busca no ponto de vendas, através da percepção do neuromarketing aplicado ao Trade Marketing, se torna cada vez mais um mecanismo estratégico para qualquer organização que busca maior assertividade em ações direcionadas no PDV. O artigo conclui que dedicar-se ao Trade Marketing de forma estratégica, e se alinhando com conceitos e ferramentas oferecidos pelo neuromarketing, se desenvolvem novas formas de relação com o shopper, gerando grandes chances de sucesso na execução no ponto de vendas.</p> 2019-12-19T00:29:11-03:00 ##submission.copyrightStatement## http://www.famaqui.edu.br/app/webroot/ojs/index.php/saberes/article/view/26 A era dos negócios digitais no segmento bancário brasileiro 2020-03-02T14:40:18-03:00 ROBERTA de Souza ALVES rsajuiza@hotmail.com Luis Chamorro, 386682 lchamorro1@gmail.com ALEX CAIEL alexcaiel@gmail.com <p>A década de 1980 é considerada como marco inicial de grandes avanços em termos de globalização e<br>o surgimento da era da revolução tecnológica e digital, aplicada aos acontecimentos em áreas<br>estratégicas e de negócios. Hoje, a maioria dos segmentos sociais apresentam sinais de evolução<br>digital na forma de prestar ou disponibilizar bens e serviços. Com ênfase no segmento bancário<br>tradicional temos que este, é o que apresenta vanguarda em avanços tecnológicos. Esse despertar é<br>motivado pelo surgimento da concorrência digital afetando o segmento, através das Startups e<br>Fintechs, que embora com estruturas pequenas são capazes de influenciar fortemente os negócios<br>desse setor. Nesse enfoque, é preciso acompanhar as tendências do mercado para então garantir a<br>permanência no mesmo, que a cada dia se torna mais e mais competitivo. A proposta deste estudo<br>permite-nos identificar de forma objetiva estes avanços tecnológicos e aventurar-se a relacionar que, o<br>século 21 será de alto padrão tecnológico e rapidez em termos de progresso e conhecimento. A<br>metodologia utilizada consistiu na pesquisa bibliográfica em meio virtual, dado a contemporaneidade<br>do assunto. Ao final, pode-se concluir que a forte influência em termos de tecnologias digitais<br>implementadas pelos bancos, advém do crescimento das Startups e Fintechs no mercado,<br>transformando o segmento bancário em um espaço altamente digital.<br><br></p> 2020-03-02T14:40:18-03:00 ##submission.copyrightStatement##