Atividades Complementares

atividadescursodegraduacaoemadministracao

Atividade de Monitoria

A atividade de monitoria tem como objetivo principal propiciar aos alunos a experiência em atividades técnicas, didáticas e científicas de determinada disciplina, promovendo, ainda, a melhoria do ensino de graduação, bem como a interação dos alunos do programa com os demais colegas e corpo docente.

Nesse sentido, a atividade de monitoria será estimulada no Curso de Administração, por meio da oferta de bolsas de monitoria, preferencialmente, a alunos carentes com desempenho acadêmico de destaque.

Iniciação Científica

O Curso de Administração tem como proposta seguir as diretrizes de apoio a iniciação científica da FAMAQUI, ofertando bolsas de iniciação científica, preferencialmente, destinadas a alunos carentes com desempenho acadêmico de destaque, visando ao incentivo e viabilidade de sua permanência na educação superior.

Apoio Extensionista

A FAMAQUI tem o compromisso de apoiar e disseminar a prática de extensão na sua comunidade acadêmica. Como forma de fomento, a instituição apoiará financeiramente materiais ou itens para o desenvolvimento dessas ações, desde que formalizadas, por meio de convite de participação para apresentação de trabalho em congresso, encontro, seminário, entre outros, e previstas no orçamento.

Sendo assim, as atividades de extensão propostas pelo Curso de Administração serão igualmente apoiadas e fomentadas pela FAMAQUI.

Atividades Pedagógicas e Culturais

Como já comentado, a FAMAQUI encontra-se inserida numa cidade plenamente ativa no que se refere a hábitos e participação cultural. Assim, agregadas às atividades pedagógicas, as atividades culturais igualmente receberão incentivo por parte da instituição. Essa ação institucional do Curso de Administração.

Programa de Nivelamento

O propósito principal do nivelamento é oportunizar aos participantes uma revisão de conteúdos, proporcionando, por meio de explicações e de atividades, a apropriação de conhecimentos esquecidos ou não aprendidos. O nivelamento faz parte do planejamento anual da FAMAQUI, em acordo com sua missão de oferecer um ensino de qualidade, e é extensivo a todos seus cursos em funcionamento.

Como se sabe, a formação oferecida no ensino fundamental e médio deixa muito a desejar, sendo comuns as queixas dos docentes do ensino superior quanto às graves falhas de formação e ao baixo nível apresentado pelos alunos, sobretudo, no início da vida acadêmica. Grande parte deles são alunos que não conseguem organizar bem as idéias por escrito, cometem muitos erros gramaticais e ortográficos e apresentam, ainda, falhas básicas no raciocínio matemático, dentre outras dificuldades.

Com a ampliação do acesso ao ensino superior ampliaram-se também os problemas, pois essa expansão não ocorreu de forma isolada. Foi gradativamente acompanhada por uma expansão dos demais níveis (fundamental e médio), cujas deficiências de conhecimento/competências instrumentais básicas são sobejamente conhecidas. Assim, a FAMAQUI procura lidar com essa realidade e institui, para seus ingressantes, o programa de nivelamento, que pode ser definido como um procedimento de estudo e uma atividade pedagógica de fundamental importância para sua formação, como aluno do ensino superior.

Como objetivo geral, o programa de nivelamento oferece a oportunidade aos alunos de participarem de revisões de conteúdos nas disciplinas fundamentais do ensino médio. Os objetivos específicos do programa são:

* Motivar os alunos a reconhecerem a importância de revisarem os conteúdos estudados no ensino médio de forma a adquirirem mais condições para terem um maior aproveitamento das disciplinas do ensino superior;

* Possibilitar que os alunos percebam que a revisão de conteúdos os levará a uma série de posturas lógicas que constituem a via mais adequada para auxiliar na sua formação.

Apoio Didático-pedagógico e Psicopedagógico ao Discente

A FAMAQUI tem primordial preocupação com a preparação do ser humano para a vida, e não apenas para o mero acúmulo de informações cognitivas. Um dos objetivos das políticas educacionais da instituição é “destacar o aluno como centro das ações educacionais e fortalecer o compromisso da política institucional de educação com a obtenção do sucesso do aluno no processo de construção do conhecimento, de sua formação humana e para a cidadania crítica e consciente” (JANUZZI et al, 2001, p. 23).

O aluno é um ser em formação, que é integral, tem sentimentos, afetividade, capacidade de expressão, percepção e criatividade, mas também tem dificuldades, problemas e limitações. O pressuposto básico é que um espaço onde o aluno seja escutado e assistido possa possibilitar a melhoria do aproveitamento acadêmico. Com base nessa preocupação, a FAMAQUI dispõe, para todos os acadêmicos, o Núcleo de Atendimento ao Discente (NAD), cuja finalidade é dar suporte e tentar promover um maior bem-estar para o aluno.

A união entre coordenação de ensino e equipe de recursos humanos oferece um serviço psicológico e pedagógico que parte do pressuposto que o ser humano deve ser visto e assistido em sua totalidade. A preocupação essencial é com a aprendizagem e a qualidade de vida dos membros na busca de excelência no funcionamento da instituição. Nesse sentido, o autoconhecimento e o conhecimento do meio podem viabilizar transformações e mudanças intrapessoais ou interpessoais que visem o bem estar físico, mental, social e cognitivo da comunidade acadêmica.

GRADUAÇÃO

Curso de Bacharelado em

extensao-administracao-faculdade-famaqui

EXTENSÃO

Programa de extensão integrado a
graduação

consultoria-administracao-faculdade-famaqui

CONSULTORIA

Destaques nas áreas de gestão, capacitação e formação para mercados competitivos.

biblioteca-administracao-faculdade-famaqui

Bancadas individuais, sala de