AÇÕES DESENVOLVIDAS EM EQUIPE PARA MELHORIA DO CLIMA ORGANIZACIONAL NO SERVIÇO DE EMERGÊNCIA DE UM HOSPITAL PÚBLICO NO MUNICÍPIO DE PORTO ALEGRE/RS

  • Vanda Regina Machado Famaqui
  • Eliziane Ferranti
  • Claudir Pirovano
Palavras-chave: Cultura. Clima. Equipe.

Resumo

Introdução: O presente trabalho discorre sobre o clima organizacional em uma área administrativa de uma emergência de um hospital público no município de Porto Alegre/RS. Considera-se o assunto muito importante, pois o clima organizacional é um dos fatores preponderantes na produtividade da equipe em uma organização. Objetivo: promover ações de melhorias em pontos da pesquisa de clima institucional que necessitavam de ajustes.  Método: foi realizada uma reunião com os funcionários da equipe administrativa do setor de emergência do hospital objeto do estudo para apresentar os resultados da pesquisa de cultura institucional do ano de 2018. Nesta ocasião, houve discussão de todos os pontos fortes e itens que precisavam ser aprimorados no serviço. A equipe elencou as dimensões com médias mais baixas e foi elaborado um plano de ação a fim de melhorar os resultados de cada prática. Resultados: a equipe propôs quatro ações para serem trabalhadas: uma para imparcialidade, duas para camaradagem e uma para respeito. Passados quatro meses da elaboração do plano de ação pela equipe, as lideranças elaboraram um formulário online com quatro perguntas fechadas e espaço para comentários sobre o clima no serviço o resultado foi: na comunicação entre chefias e equipes 52,6% dos funcionários responderam que melhorou muito. Na pergunta sobre o meio de preferência na comunicação de novas rotinas do serviço, 57,90% escolheram o e-mail. Na pergunta sobre clareza no critério de troca de turnos/setor 94,7% considerou muito claro e por fim, na pergunta sobre os momentos de confraternizações entre a equipe, 68,4% indicaram que melhorou muito.Conclusão: o plano de ação e discussões sobre o clima organizacional no serviço de emergência trouxe um grande aprendizado para toda a equipe, percebeu-se que a equipe ficou satisfeita com os resultados apresentados. O grupo teve a oportunidade de se conhecer melhor e interagir entre si, também começou a conversar mais sobre as rotinas operacionais e formas de como melhorar o trabalho como um todo. Os encontros se tornaram mais abertos para escuta e diálogo, favorecendo o clima de empatia e convivência harmônica entre todos os membros da equipe. Com isto, foi percebida a importância da elaboração do plano de ação, e a sugestão de sua nova elaboração sempre após o resultado de cada pesquisa de clima organizacional que normalmente é aplicada a cada dois anos pela instituição de saúde.

 

Palavras Chave: Cultura. Clima. Equipe.

Referências

ABREU, N.; BALDANZA, R.; SILVA, E.S.; ALMEIDA, N.H.S. Análise dos fatores intra-organizacionais influenciadores no clima organizacional do Hospital Universitário Prof. Alberto Antunes -HUPAA. Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia, 2009. Disponível em: . Acesso em: 25 de julho de 2020.
CHIAVENATO, I. Introdução à teoria geral da administração: uma visão abrangente da moderna administração das organizações. 7. ed. São Paulo: Makron Books, 2003.
MARTINS, M.C.F. Clima organizacional. In: SIQUEIRA, M.M.M.(Org.). Medidas do comportamento organizacional: ferramentas de diagnóstico e de gestão. Porto Alegre (RS): Artmed, 2008. p. 29-40.

RECH, Fabiane. CLIMA ORGANIZACIONAL: UMA PESQUISA EM UMA ORGANIZAÇÃO HOSPITALAR. Trabalho de conclusão de curso para obtenção do título de bacharel em Administração. Universidade de Santa Cruz do Sul. 2016. Disponível em: https://repositorio.unisc.br/jspui/handle/11624/1210. Acesso em: 25 de julho de 2020.

ROCHA, A. C.; CERETTA, G. F.; LIMA, J. ?. Clima organizacional em hospital: um estudo no Sudoeste do Paraná . Reuna, v. 19, n. 2, p. 71-90, 2014. Disponível em: http://www.spell.org.br/documentos/ver/35544/clima-organizacional-em-hospital--um-estudo-no-sudoeste-do-parana-. Acesso em 08 de agosto de 2020.

SANTOS, B.S.; WILTENBURG, T.D.; COLMENERO, J.C. Pesquisa de clima organizacional: um estudo com os colaboradores de um hospital universitário. XXXII Encontro Nacional De Engenharia De Producao, 2012. Disponível em: http://www.abepro.org.br/biblioteca/enegep2012_TN_STO_160_932_20588.pdf. Acesso em 08 de agosto de 2020.
Publicado
2021-03-14