REVISTA INTERDISCIPLINAR SABERES https://www.famaqui.edu.br/app/webroot/ojs/index.php/saberes <p style="text-align: justify;"><strong>A revista científica eletrônica Interdisciplinar Saberes da Famaqui, é caracterizada por ser um informativo mais completo que um jornal e menos do que um livro, por possuir textos mais aprofundados que os dos jornais, com características literárias, culturais e de conhecimento de diversos saberes científicos e educacionais que registram os textos além da diversidade de detalhes que interagem com o leitor.</strong></p> pt-BR lchamorro1@gmail.com (Luis Chamorro) Qua, 02 Set 2020 00:00:00 -0300 OJS 3.1.1.4 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 A RELAÇÃO ENTRE AFETIVIDADE E APRENDIZAGEM NA VIDA ESCOLAR DE JOVENS E ADULTOS DA ESCOLA MUNICIPAL CAPITÃO GENTIL MACHADO DE GODOY, NO MUNICÍPIO DE ALVORADA-RS https://www.famaqui.edu.br/app/webroot/ojs/index.php/saberes/article/view/47 <p>Este artigo trata da influência e importância da afetividade na relação entre professor-aluno e, consequentemente, do processo de aprendizagem de jovens e adultos. Desta forma, a questão a ser respondida neste estudo é: Qual a relação existente entre afetividade e aprendizagem na vida escolar de alunos jovens e adultos da Escola Municipal Capitão Gentil Machado de Godoy no município de Alvorada-RS? No tocante aos objetivos, o geral é verificar qual a relação existente entre afetividade e aprendizagem na vida escolar de alunos jovens e adultos da Escola Municipal Capitão Gentil Machado de Godoy, no município de Alvorada-RS; e os específicos são: traçar o perfil socioeconômico dos alunos da Escola Municipal Capitão Gentil Machado de Godoy no município de Alvorada-RS, averiguar as situações do cotidiano deste contexto escolar, para averiguar a relação existente entre a afetividade e a aprendizagem e compreender de que forma a afetividade pode influenciar o processo de aprendizagem. Esta pesquisa se caracteriza por ser descritiva, com uma abordagem qualitativa, realizada por meio de um questionário semiestruturado, aplicado aos estudantes e professores da referida escola. Verifica-se, assim, que tanto para alunos como professores e alunos a afetividade é um fator indispensável no sentido de contribuir efetivamente no processo de ensino-aprendizagem, pois ela facilita a aprendizagem, já que há uma interação maior entre professores e alunos, estes se sentem acolhidos e previne-se a evasão escolar.</p> admin admin ##submission.copyrightStatement## https://www.famaqui.edu.br/app/webroot/ojs/index.php/saberes/article/view/47 Seg, 12 Abr 2021 00:00:00 -0300 O Brincar Terapêutico: Estratégia clínica da Psicomotricidade com abordagem Relacional no tratamento da criança com Transtorno do Espectro do Autismo – Caso clínico https://www.famaqui.edu.br/app/webroot/ojs/index.php/saberes/article/view/46 <p>A Psicomotricidade é uma ciência instigante e repleta de minúcias contidas e<br>representadas pelo brincar terapêutico, e através da abordagem Relacional possibilita<br>perceber a pessoa globalmente. Elencamos um caso clínico do Transtorno do Espectro<br>Autista para nossa abordagem vista suas singularidades, complexidades e resultados<br>positivos observados, quando expostos a abordagem relacional na clínica interdisciplinar<br>CreSer. Para observações e desenvolvimento de pesquisas, a dinâmica de intervenções e<br>resultados são nossos maiores e melhores estímulos. Neste cenário, a Psicomotricidade,<br>com abordagem relacional, e o brincar nunca poderão ser vistos como coadjuvantes.<br>Ambos são importantes protagonistas no desenvolvimento infantil e favorecem as relações<br>em diversas instâncias, além de terem caráter estruturante.</p> admin admin; Ediusa Araujo ##submission.copyrightStatement## https://www.famaqui.edu.br/app/webroot/ojs/index.php/saberes/article/view/46 Seg, 12 Abr 2021 00:00:00 -0300 CONCILIAÇÃO, MEDIAÇÃO E ARBITRAGEM COMO SOLUÇÕES ALTERNATIVAS PARA DIRIMIR CONFLITOS SOCIAIS https://www.famaqui.edu.br/app/webroot/ojs/index.php/saberes/article/view/33 <p><strong>RESUMO </strong></p> <p><em>&nbsp;</em></p> <p><strong>Introdução:</strong> relações sociais podem ser consideradas como interações entre dois ou mais indivíduos considerando o contexto social. Segundo estudos da sociologia os seres humanos são seres sociais e a partir desta constatação, a socialização é primordial para o desenvolvimento da sociedade. O presente estudo discorre sobre a importância da mediação e intermediação de conflitos. Vivemos numa sociedade plural, com indivíduos diferentes entre si, mas que necessitam compartilhar seu espaço e conviver na sociedade. <strong>Objetivos:</strong> o trabalho teve como objetivo geral e norteador, analisar a importância da conciliação, mediação e arbitragem como ferramentas para auxílio na solução de conflitos das relações sociais e, para auxiliar o objetivo geral elencou-se objetivos específicos: levantar informações sobre o conhecimento das pessoas sobre o tema; aplicar uma pesquisa com questões quantitativas; propor ampliação do debate sobre o mote da pesquisa. <strong>Método:</strong> foi realizada uma revisão bibliográfica, através da qual foi possível verificar a importância, na visão de autores que escrevem sobre o assunto. Quanto à abordagem utilizou-se o método quantitativo, através da aplicação de um questionário para um público que trabalha na área da saúde. Foram enviados 35 (trinta e cinco) questionários com perguntas quantitativas. <strong>Resultados:</strong> do total de questionários enviados, foram recebidos 20 (vinte) retornos, considerados válidos, 57,14% do total do público desejado. Foi observado que a maioria dos respondentes tem nível superior e já se beneficiarem de alguma forma da mediação judicial. <strong>Conclusão:</strong> A escolha do tema permite refletir sobre questões que a sociedade vem enfrentando cada vez mais considerando relações conflituosas e a necessidade da mediação formal por parte da justiça. Também foi possível auferir que as pessoas estão se apropriando e se beneficiando cada vez mais da mediação de conflitos, pois com a dinâmica cada vez mais complexa de uma sociedade plural, faz-se cada vez mais necessário, profissionais que agilizem o processo da mediação e intermediação de conflitos através da Lei dos juizados especiais, sem que os mesmos se encaminhem para o embate final de uma decisão judicial.</p> <p>&nbsp;</p> <p>Palavras Chave: Conciliação – Mediação - Arbitragem.</p> <p>&nbsp;</p> Vanda Regina Machado, Eliziane Ferranti, Eloisa Freitas Muller ##submission.copyrightStatement## https://www.famaqui.edu.br/app/webroot/ojs/index.php/saberes/article/view/33 Dom, 14 Mar 2021 00:00:00 -0300 Sueño durante la pandemia de COVID-19: Situación en América Latina https://www.famaqui.edu.br/app/webroot/ojs/index.php/saberes/article/view/45 <p>Antecedentes: Los problemas del sueño son una de las consecuencias psicológicas más reportadas durante la pandemia de COVID-19. El contexto de pandemia, junto con las medidas de aislamiento, han generado significativos cambios de hábitos en las personas y un estado de hipervigilancia sostenido que impactan en el sueño.</p> <p>Métodos: Se realizó una revisión sistemática de estudios realizados en Latinoamérica sobre el impacto del COVID-19 y las medidas de aislamiento en el sueño. Para ello, se consultaron las bases de datos LILACS, Scielo, Pubmed y Redalyc. Los términos utilizados fueron: sueño/sleep and/or insomnio/insomnia and COVID con el filtro de título y resumen.</p> <p>Resultados: Se encontraron seis artículos en total. Uno de ellos fue excluido porque representaba un ensayo narrativo. Del resto de los estudios, uno fue realizado en Brasil, dos en Colombia, uno en Cuba y uno en Perú. Tres de ellos presentaron diseños empíricos (dos cuantitativos y uno cualitativo). Se encontró solamente un estudio que hacía referencia a cuestiones terapéuticas.</p> <p>Conclusiones: Si bien los estudios del impacto del COVID-19 y las medidas de aislamiento representan uno de los temas sobre los que más publicaciones se han realizado en todo el mundo, la producción científica de Latinoamérica es una de las más escasas. Es necesario aumentar la cantidad de estudios sobre temas de alta relevancia clínica, con el fin de conocer las particularidades de la población latinoamericana y las intervenciones eficaces y de mayor accesibilidad para nuestro contexto.</p> pablopsico Pablo López, Liliana Traiber ##submission.copyrightStatement## https://www.famaqui.edu.br/app/webroot/ojs/index.php/saberes/article/view/45 Seg, 12 Abr 2021 00:00:00 -0300 AÇÕES DESENVOLVIDAS EM EQUIPE PARA MELHORIA DO CLIMA ORGANIZACIONAL NO SERVIÇO DE EMERGÊNCIA DE UM HOSPITAL PÚBLICO NO MUNICÍPIO DE PORTO ALEGRE/RS https://www.famaqui.edu.br/app/webroot/ojs/index.php/saberes/article/view/32 <p><strong>Introdução:</strong> O presente trabalho discorre sobre o clima organizacional em uma área administrativa de uma emergência de um hospital público no município de Porto Alegre/RS. Considera-se o assunto muito importante, pois o clima organizacional é um dos fatores preponderantes na produtividade da equipe em uma organização. <strong>Objetivo:</strong> promover ações de melhorias em pontos da pesquisa de clima institucional que necessitavam de ajustes.&nbsp; <strong>Método:</strong> foi realizada uma reunião com os funcionários da equipe administrativa do setor de emergência do hospital objeto do estudo para apresentar os resultados da pesquisa de cultura institucional do ano de 2018. Nesta ocasião, houve discussão de todos os pontos fortes e itens que precisavam ser aprimorados no serviço. A equipe elencou as dimensões com médias mais baixas e foi elaborado um plano de ação a fim de melhorar os resultados de cada prática. <strong>Resultados:</strong> a equipe propôs quatro ações para serem trabalhadas: uma para <em>imparcialidade</em>, duas para <em>camaradagem</em> e uma para <em>respeito</em>. Passados quatro meses da elaboração do plano de ação pela equipe, as lideranças elaboraram um formulário online com quatro perguntas fechadas e espaço para comentários sobre o clima no serviço o resultado foi: na comunicação entre chefias e equipes 52,6% dos funcionários responderam que melhorou muito. Na pergunta sobre o meio de preferência na comunicação de novas rotinas do serviço, 57,90% escolheram o e-mail. Na pergunta sobre clareza no critério de troca de turnos/setor 94,7% considerou muito claro e por fim, na pergunta sobre os momentos de confraternizações entre a equipe, 68,4% indicaram que melhorou muito.<strong>Conclusão:</strong> o plano de ação e discussões sobre o clima organizacional no serviço de emergência trouxe um grande aprendizado para toda a equipe, percebeu-se que a equipe ficou satisfeita com os resultados apresentados. O grupo teve a oportunidade de se conhecer melhor e interagir entre si, também começou a conversar mais sobre as rotinas operacionais e formas de como melhorar o trabalho como um todo. Os encontros se tornaram mais abertos para escuta e diálogo, favorecendo o clima de empatia e convivência harmônica entre todos os membros da equipe. Com isto, foi percebida a importância da elaboração do plano de ação, e a sugestão de sua nova elaboração sempre após o resultado de cada pesquisa de clima organizacional que normalmente é aplicada a cada dois anos pela instituição de saúde.</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong>Palavras Chave: Cultura. Clima. Equipe. </strong></p> Vanda Regina Machado, Eliziane Ferranti, Claudir Pirovano ##submission.copyrightStatement## https://www.famaqui.edu.br/app/webroot/ojs/index.php/saberes/article/view/32 Dom, 14 Mar 2021 00:00:00 -0300 Um adolescente no divã do seu monstro Un adolescente en el divan de su monstruo https://www.famaqui.edu.br/app/webroot/ojs/index.php/saberes/article/view/48 <p>O filme “Sete Minutos depois da Meia-noite”, cujo nome original é A Monster<br>Calls, é baseado no romance homônimo de Patrick Ness. Produzido por Sandra<br>Hermida e dirigido por J.A. Bayona. O filme trata da experiência de um menino de 13<br>anos chamado Connor, cuja mãe está gravemente doente com câncer. Connor é<br>muito só, mora somente com a mãe, não tem amigos na escola e sofre bullying. O<br>pai vive em outro país e, a avó materna, que seria a referência familiar mais próxima<br>geograficamente, mantém uma relação muito distanciada e de pouco diálogo com o<br>neto.<br>Fica claro no filme que Connor já convive com a doença da mãe há muito<br>tempo. É habituado às tarefas domésticas e responsabiliza-se quase que<br>exclusivamente por elas. Ainda assim, a mãe, mesmo debilitada, mostra-se muito<br>afetiva e disposta a ser o seu porto seguro emocional. A mãe tem dotes artísticos e<br>o estimula a desenhar e a se expressar artisticamente.<br>Durante todo o filme, Connor tem um pesadelo frequente. Nele, estão ele e a<br>mãe, e então, abre-se um abismo sob seus pés, onde a mãe está prestes a cair. Ele<br>a segura pela mão, mas ela acaba se soltando e é quando Connor acorda.<br>Numa determinada noite, exatamente sete minutos após a meia-noite, uma<br>árvore, um teixo, que Connor vê pela sua janela se transforma em um monstro. Esse<br>monstro diz ao menino que foi chamado por ele, e que veio para curar. Diz-lhe que<br>lhe contará 3 histórias e que a quarta deverá ser contada por Connor, e esta última<br>deverá ser a verdade sobre si.<br>2<br>Ao longo do filme, o monstro retorna no mesmo horário – sete minutos após a<br>meia-noite – e também em outros momentos, por exemplo, quando Connor revida o<br>bullying sofrido na escola com extrema violência; ou quando destrói toda a sala de<br>estar da casa da avó. Depois destas situações, Connor sempre pergunta aos<br>diferentes personagens: “Você não vai me punir?” E realmente nunca é punido,<br>possivelmente porque todos entendem que já está passando por algo muito<br>doloroso, que é enfrentar a iminente morte da mãe.<br>O monstro, conforme prometeu, conta histórias a Connor ao longo da<br>narrativa. Todas elas deixam Connor de certa forma confuso, pois seus personagens<br>são capazes de realizar maldades, e ao mesmo tempo, de realizar belos feitos.<br>Já chegando ao final do filme, conforme havia anunciado no início, o monstro<br>solicita a Connor que conte a quarta história, que é aquela que será a sua verdade.<br>O monstro coloca-o na cena do seu pesadelo, onde a mãe está prestes a cair no<br>abismo. A revelação dolorosa que Connor faz ao monstro é que é ele quem solta<br>deliberadamente a mão da mãe. Conta isso com enorme pesar e pede que o<br>monstro o puna. No entanto, o monstro o acolhe e valida seus sentimentos. Connor<br>parece aliviar-se da culpa e, sentindo-se muito cansado, aconchega-se e descansa<br>em seu monstro, que lhe afaga de maneira amorosa.<br>O monstro o acompanha até os momentos finais com a mãe, quando, nas<br>palavras do próprio monstro, Connor pôde finalmente soltá-la, justamente por tê-la<br>abraçado com força. O monstro permanece ao lado dele todo o tempo, e fica claro<br>que sua mãe também pode vê-lo, apesar de não demonstrar para Connor.<br>Após a morte da mãe, Connor passa a viver com a avó materna, de quem<br>parece se sentir mais próximo ao final. Seu quarto na casa da avó é o antigo quarto<br>de sua mãe. Nele estão desenhos de sua mãe, de quando ela era criança. E nestes<br>já estava presente o monstro.</p> admin admin; Greice Andréa Barbosa Machado, Patricia Rutsatz ##submission.copyrightStatement## https://www.famaqui.edu.br/app/webroot/ojs/index.php/saberes/article/view/48 Seg, 12 Abr 2021 00:00:00 -0300 Memória Inconsolável https://www.famaqui.edu.br/app/webroot/ojs/index.php/saberes/article/view/42 <p>O presente artigo objetivou analisar o luto presente no filme ‘Elena’, assim como discutir o tabu referente ao decesso, em particular decorrente do suicídio, e as consequentes repercussões na vida dos sobreviventes. Como método, utilizamos uma análise fílmica do conteúdo proposto, paralelamente a uma abordagem qualitativa a partir de literatura especializada, de cunho psicanalítico. A análise foi baseada no longa “Elena”, da diretora Petra Costa, do ano de 2012, o qual aborda biograficamente a trajetória da sua irmã e sua morte por suicídio, consequentemente o luto enfrentado pela sua família. Decorrente a análise, estruturamos tópicos para esclarecimento do trabalho e subtópicos de discussão associando o conteúdo fílmico às argumentações teóricas: o primeiro subtópico designado “Petra” apresenta brevemente a diretora, responsável por narrar a maior parte da história; no segundo subtópico “O luto em análise”, nos alicerçamos na discussão psicanalítica, partindo do exposto no filme e estudos teóricos sobre o tema do luto; no terceiro e último subtópico nomeado “O tabu do suicídio”, associamos de maneira sucinta a melancolia a uma possível consequência em relação ao comportamento suicida, discorremos também sobre o tabu frente ao decesso, com foco no suicídio. Nas considerações finais, falamos sobre as narrativas presentes no filme, como estes se mesclam com os conceitos psicanalíticos propostos, observamos a importância do cinema como ferramenta narrativa, abordamos a complexidade em encontrar estudos sobre o enlutamento por suicídio, reiterando o tabu social sobre o tema e por fim, apontamos a possibilidade da arte se apresentar como uma catarse poética.</p> Caroline Lira Ferreira, Arina Marques Lebrego ##submission.copyrightStatement## https://www.famaqui.edu.br/app/webroot/ojs/index.php/saberes/article/view/42 Dom, 14 Mar 2021 00:00:00 -0300 COMUNICAÇÃO NO RELACIONAMENTO DIGITAL DO BANCO X COM SEUS CLIENTES ALTA RENDA: UMA EXPOSIÇÃO DE CASO https://www.famaqui.edu.br/app/webroot/ojs/index.php/saberes/article/view/55 <p><strong>RESUMO</strong></p> <p>O presente trabalho pretende analisar a transformação no relacionamento digital dos Bancos tradicionais com seus clientes de alta renda, mostrando as quatro principais modalidades de interação ativa: telefone, <em>e-mail</em>, <em>APP</em> e videoconferência. As redes sociais como Twuitter, Facebook e Wattsapp são ferramentas digitais de comunicação utilizadas de forma reativa, por isso não serão objeto do presente estudo.</p> <p><strong>Palavras chaves:</strong>Bancos, relacionamento digital; telefone; <em>APP</em>; <em>e-mail</em>; videoconferência.</p> <p><strong>ABSTRACT</strong></p> <p>The present work intends to analyze the transformation in the digital relationship of traditional Banks with their high income clients, showing the four main modalities of active interaction: telephone, e-mail, APP and videoconference. Social networks like Twuitter, Facebook and Wattsapp are digital communication tools used in a reactive way, so they will not be the object of the present study.</p> <p><strong>Key words:</strong> Banks, digital relationship; telephone; APP; email; video conference.</p> admin admin; JULIANA YUKIKO COSTA CHIBA, Luis Orlando Chamorro Vergara ##submission.copyrightStatement## https://www.famaqui.edu.br/app/webroot/ojs/index.php/saberes/article/view/55 Sáb, 17 Jul 2021 17:31:32 -0300