REVISTA INTERDISCIPLINAR SABERES https://www.famaqui.edu.br/app/webroot/ojs/index.php/saberes <p style="text-align: justify;"><strong>A revista científica eletrônica Interdisciplinar Saberes da Famaqui, é caracterizada por ser um informativo mais completo que um jornal e menos do que um livro, por possuir textos mais aprofundados que os dos jornais, com características literárias, culturais e de conhecimento de diversos saberes científicos e educacionais que registram os textos além da diversidade de detalhes que interagem com o leitor.</strong></p> <p style="text-align: justify;">&nbsp;</p> pt-BR lchamorro1@gmail.com (Luis Chamorro) Seg, 30 Mai 2022 00:00:00 -0300 OJS 3.1.1.4 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Estratégias de Marketing na era dos Negócios Digitais https://www.famaqui.edu.br/app/webroot/ojs/index.php/saberes/article/view/61 <p class="Standard" style="text-align: justify; tab-stops: 258.0pt;"><span style="font-size: 10.0pt; font-family: 'Times New Roman','serif';">Este artigo tem como objetivo apresentar as mudanças que as organizações empresariais estão submetidas no que diz respeito às estratégias de marketing na era dos negócios digitais. Para tal foi utilizado como metodologia à pesquisa bibliográfica. Nesse contexto, vários pontos podem ser destacados, tais como as significativas mudanças no comportamento do consumidor, as relações de consumo através dos meios digitais, os impactos das redes sociais no relacionamento com clientes e o consumo através de aplicativos. A internet pode ser considerada um dos itens mais importantes nessa transformação, associada a ela podemos considerar o uso crescente de smartphones e a adesão cada vez maior ao consumo através de aplicativos de compra na internet. Tais mudanças no comportamento do consumidor exigem que as empresas utilizem novas estratégias de marketing para atingir, atrair e reter seu público – alvo, uma vez que este está cada vez mais presente no ambiente digital. </span></p> Rafael Abel Daniel, Alex Caiel, Luis Orlando Chamorro Vergara ##submission.copyrightStatement## https://www.famaqui.edu.br/app/webroot/ojs/index.php/saberes/article/view/61 Seg, 30 Mai 2022 15:37:12 -0300 O desdobramento da educação durante a Pandemia do Covid-19 https://www.famaqui.edu.br/app/webroot/ojs/index.php/saberes/article/view/60 <p>O presente artigo tem por objetivo, o estudo e a explanação quanto ao desenvolvimento da educação, no atual cenário nacional de escolas publicas e particulares, sendo este resultado de uma pandemia de Covid-19. Alunos e professores buscam mesmo depois de mais de dois anos de pandemia, se adaptarem a nova realidade instaurada, devido a necessidade de retomar o tempo perdido quanto ao aprendizado, sendo que a sociedade precisou ficar em isolamento durante mais de um ano deste processo. Alunos de todas as idades buscam o seu lugar neste novo modo de viver, bem como a maneira de se adaptar, aos novos métodos de relacionamentos com o cotidianos social.</p> Maiara Almeida Amaral, João Padilha Moreira ##submission.copyrightStatement## https://www.famaqui.edu.br/app/webroot/ojs/index.php/saberes/article/view/60 Sex, 27 Mai 2022 00:00:00 -0300 Estudo de um plano de negócios para o Microempreendedor Individual, utilizando o Método Canvas https://www.famaqui.edu.br/app/webroot/ojs/index.php/saberes/article/view/66 <p>Este trabalho realiza um estudo de um plano de negócios para o microempreendedor individual,<br>utilizando o método Business Model Canvas, mais conhecido como Canvas, onde teve-se como<br>questão direcionadora se era possível realizar um plano de negócios eficaz considerando a<br>simplicidade que norteia a realidade dos microempreendedores individuais utilizando o método<br>Canvas. Este método é intuitivo e autodidático, o que pode facilitar para a realização de um<br>plano de negócios para os empreendedores que possuem pouco ou nenhum conhecimento em<br>gestão organizacional. Este estudo tem como objetivo geral, propor o uso do método Canvas<br>para a realização de um plano de negócios para o Microempreendedor Individual, e para atingir<br>este objetivo foi realizado um estudo bibliográfico e uma pesquisa qualitativa. Primeiramente<br>é realizado a revisão da literatura sobre o plano de negócio, as estratégias e as ferramentas de<br>gestão relevantes para a realização deste estudo, após apresenta-se o método Canvas, onde<br>apresentou-se os nove blocos de que é composto (proposta de valor, segmento de cliente, canais,<br>relacionamento com clientes, recursos principais, atividades principais, parceiros principais,<br>estrutura de custos e fontes de receita) os quais, comtemplam as principais informações para a<br>elaboração de um plano de negócio. Após, com base na legislação nacional vigente é<br>caracterizado o microempreendedor individual. Por fim, é realizado as considerações da autora<br>propondo o uso do método baseada no estudo realizado.</p> Tamires Ribeiro da Rosa, Marcos André de Souza Nunes ##submission.copyrightStatement## https://www.famaqui.edu.br/app/webroot/ojs/index.php/saberes/article/view/66 Ter, 31 Mai 2022 00:00:00 -0300 Qualidade de vida no trabalho: Fator motivacional nas organizaçoes https://www.famaqui.edu.br/app/webroot/ojs/index.php/saberes/article/view/65 <p>Este trabalho realizou uma pesquisa sobre qualidade de vida no trabalho e motivação nas<br>organizações, onde teve como objetivo geral demonstrar como a qualidade de vida afeta na<br>motivação dos colaboradores. Definiu como questão norteadora: É possível traçar uma relação<br>entre qualidade de vida, motivação e resultados organizacionais? A partir disso foram<br>elaborados os objetivos específicos: conceituar a qualidade de vida no trabalho e motivação;<br>estabelecer um paralelo entre qualidade de vida e motivação e apresentar os reflexos da<br>Hierarquia das Necessidades de Maslow na motivação empresarial. Foi realizado um estudo<br>bibliográfico, sendo efetuado primeiramente a revisão da literatura, através de uma pesquisa de<br>autores e conceitos, visando a fundamentação teórica do estudo, abordando os assuntos sobre a<br>qualidade de vida, a qualidade de vida no trabalho, a motivação e a motivação organizacional,<br>após, apresenta-se a hierarquia das necessidades de Maslow e a qualidade de vida como fator<br>motivacional na organização. Por fim, é realizado as considerações da autora, onde aponta-se<br>dados relevantes referentes a pesquisa e aos assuntos propostos no estudo realizado.</p> BIANCA VIEIRA, Marcos André de Souza Nunes ##submission.copyrightStatement## https://www.famaqui.edu.br/app/webroot/ojs/index.php/saberes/article/view/65 Ter, 31 Mai 2022 00:00:00 -0300 A Virtualização dos Bancos: desafios para o desenvolvimento de novas lideranças bancárias https://www.famaqui.edu.br/app/webroot/ojs/index.php/saberes/article/view/62 <p>Com o surgimento de novas tecnologias, o setor bancário tem desenvolvido uma série de soluções que visam melhorar e amparar os seus clientes, trabalhando diretamente com suas preferências, com isso pretende-se alçar novos horizontes, como também o crescimento pessoal e profissional. Estudos levam a debates e pesquisas com a preocupação em com o que o líder faz, pensa e age, e teorias situacionais. Justifica-se isso à visão e à importância de Novas Lideranças e Bancárias na era Digital, objetivando reforçar conhecimentos de líderes, especificando através de debates e estudos mais avançados dentro das mudanças digitais, com intuito de adquirir mais conhecimentos, mesmo em via de pesquisas bibliográficas, e reforçar aprendizados colocando em prática formas de atendimento direcional ao cliente, facilitando cada vez mais o acesso digital em especializado.</p> Karoline Cavalcante Machado Selhorst, Luis Chamorro, Alex Caiel ##submission.copyrightStatement## https://www.famaqui.edu.br/app/webroot/ojs/index.php/saberes/article/view/62 Seg, 30 Mai 2022 00:00:00 -0300 Empreender num Mercado Competitivo: Quais as Estratégias Para o atendimento de Qualidade e Fidelização dos Clientes https://www.famaqui.edu.br/app/webroot/ojs/index.php/saberes/article/view/67 <p>Este trabalho apresenta as estratégias para o atendimento de qualidade e fidelização dos clientes, no<br>que tange empreender num mercado competitivo que tende a ficar cada vez mais competitivo. As<br>estratégias evidenciam a sua importância na hora de empreender e gerir o negócio da melhor maneira<br>possível, de modo que o cliente tenha um atendimento de qualidade e seja fidelizado. A questão<br>norteadora de como definir estratégias de atendimento num mercado tão competitivo, foi respondida<br>através da apresentação de estratégias bem definidas que servem como diferenciação no mercado<br>trazendo vantagem competitiva. Este estudo teve como objetivo geral, apresentar as estratégias para<br>o atendimento de qualidade e fidelização dos clientes num ambiente competitivo, e para atingir este<br>objetivo foi realizado um estudo bibliográfico e uma pesquisa qualitativa de conteúdos relevantes e<br>atualizados. Primeiramente foi realizada a revisão bibliográfica, tendo como apoio teórico diversos<br>autores de renomada especialização e qualificação, nas diversas áreas deste estudo. Também este<br>trabalho trouxe o significado de empreender num mercado competitivo, apresentou quais as<br>estratégias fundamentais para o atendimento de qualidade e fidelização dos clientes. Por fim, é<br>realizado as considerações do autor propondo reflexões pertinentes e atualizadas baseadas no estudo<br>realizado.</p> Pedro Luan Rodrigues Munhoz, Marcos André de Souza Nunes ##submission.copyrightStatement## https://www.famaqui.edu.br/app/webroot/ojs/index.php/saberes/article/view/67 Ter, 31 Mai 2022 00:00:00 -0300