REVISTA INTERDISCIPLINAR SABERES https://www.famaqui.edu.br/app/webroot/ojs/index.php/saberes <p style="text-align: justify;"><strong>A revista científica eletrônica Interdisciplinar Saberes da Famaqui, é caracterizada por ser um informativo mais completo que um jornal e menos do que um livro, por possuir textos mais aprofundados que os dos jornais, com características literárias, culturais e de conhecimento de diversos saberes científicos e educacionais que registram os textos além da diversidade de detalhes que interagem com o leitor.</strong></p> pt-BR lchamorro1@gmail.com (Luis Chamorro) revistasaberesfamaqui@gmail.com (Revista Saberes Famaqui) Sex, 28 Set 2018 00:00:00 -0300 OJS 3.1.1.4 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Representações sociais sobre casamento em uma cidade do Oeste Catarinense https://www.famaqui.edu.br/app/webroot/ojs/index.php/saberes/article/view/6 <p>O estudo tem por objetivo identificar as representações sociais de pessoas solteiras, casadas e divorciadas sobre casamento, buscando compreender quais sentimentos, expectativas e valores estão presentes nas concepções e experiências dos entrevistados. A pesquisa tem delineamento qualitativo, exploratório, de corte transversal. Foram entrevistadas e analisadas as respostas de dez participantes, dentre eles, quatro casados, três solteiros e três divorciados. Um número considerável dos entrevistados compreende que o casamento é algo para sempre, quase todos estão cientes das responsabilidades e sentimentos que o casamento exige/envolve. Alguns entrevistados tiveram posicionamentos flexíveis referente às concepções sobre divórcio/separação, compreendendo que nem sempre o casamento deve ser para sempre, mas sim um relacionamento que proporcione prazer e felicidade aos cônjuges. Outro aspecto importante, é que, para os entrevistados, o que realmente importa no casamento é a convivência, mais do que as regras sociais e convenções.</p> Daiane Zaparoli, Cristina dos Santos Padilha, Tiago Luiz Pereira, Danielle Doss Damo ##submission.copyrightStatement## https://www.famaqui.edu.br/app/webroot/ojs/index.php/saberes/article/view/6 Sex, 28 Dez 2018 00:00:00 -0200 ARS: ANÁLISIS DE REDES SOCIALES https://www.famaqui.edu.br/app/webroot/ojs/index.php/saberes/article/view/9 <p>Este artículo se propone describir los fundamentos del llamado ARS (Análisis de Redes Sociales). Nos interesa explorar las llamadas redes sociales digitales como redes de conversaciones y, en consecuencia se propone un análisis pragmático de redes, esto es, en tanto macro actos de habla.</p> Alvaro Cuadra ##submission.copyrightStatement## https://www.famaqui.edu.br/app/webroot/ojs/index.php/saberes/article/view/9 A RELAÇÃO ENTRE AFETIVIDADE E APRENDIZAGEM NA VIDA ESCOLAR DE JOVENS E ADULTOS DA ESCOLA MUNICIPAL CAPITÃO GENTIL MACHADO DE GODOY, NO MUNICÍPIO DE ALVORADA-RS https://www.famaqui.edu.br/app/webroot/ojs/index.php/saberes/article/view/8 <p>Este artigo trata da influência e importância da afetividade na relação entre professor-aluno e, consequentemente, do processo de aprendizagem de jovens e adultos. Desta forma, a questão a ser respondida neste estudo é: Qual a relação existente entre afetividade e aprendizagem na vida escolar de alunos jovens e adultos da Escola Municipal Capitão Gentil Machado de Godoy no município de Alvorada-RS? No tocante aos objetivos, o geral é verificar qual a relação existente entre afetividade e aprendizagem na vida escolar de alunos jovens e adultos da Escola Municipal Capitão Gentil Machado de Godoy, no município de Alvorada-RS; e os específicos são: traçar o perfil socioeconômico dos alunos da Escola Municipal Capitão Gentil Machado de Godoy no município de Alvorada-RS, averiguar as situações do cotidiano deste contexto escolar, para averiguar a relação existente entre a afetividade e a aprendizagem e compreender de que forma a afetividade pode influenciar o processo de aprendizagem. Esta pesquisa se caracteriza por ser descritiva, com uma abordagem qualitativa, realizada por meio de um questionário semiestruturado, aplicado aos estudantes e professores da referida escola. Verifica-se, assim, que tanto para alunos como professores e alunos a afetividade é um fator indispensável no sentido de contribuir efetivamente no processo de ensino-aprendizagem, pois ela facilita a aprendizagem, já que há uma interação maior entre professores e alunos, estes se sentem acolhidos e previne-se a evasão escolar.</p> Jairo Tetelbom Seligmann, Magaly Ferrari, Sinara Hinrichsen ##submission.copyrightStatement## https://www.famaqui.edu.br/app/webroot/ojs/index.php/saberes/article/view/8 Sex, 28 Dez 2018 00:00:00 -0200 LOS MOVIMIENTOS SOCIALES EN LA ENCRUCIJADA: DE LAS CRISIS A LAS OPORTUNIDADES https://www.famaqui.edu.br/app/webroot/ojs/index.php/saberes/article/view/10 <p>Os movimentos sociais estão em profunda crise, como conseqüência do aprofundamento de uma sociedade de mercado, construída sobre políticas autoritárias, tráfico de influência e corrupção, o que tem contribuído para o aprofundamento dos problemas sociais que permanecem sem respostas e causando um acúmulo de frustrações. Desta forma, em meio à crise, surge uma oportunidade extraordinária para os movimentos sociais de contribuir para uma consolidação democrática desde a própria base da sociedade.</p> Amador Ruiz Araneda ##submission.copyrightStatement## https://www.famaqui.edu.br/app/webroot/ojs/index.php/saberes/article/view/10 Sex, 28 Dez 2018 00:00:00 -0200 COMPETENCIAS PROFESIONALES: UN ENFOQUE INTEGRADOR EN LA DEFINICIÓN DE COMPETENCIAS DE FORMACIÓN PARA LOS PROFESIONALES DE ADMINISTRACIÓN https://www.famaqui.edu.br/app/webroot/ojs/index.php/saberes/article/view/11 <p>Este artículo trae una propuesta integradora de currículo para los cursos de Administración. Para ello, se realizó una investigación con profesores del curso superior de Administración, de la que se pudo extraer un grupo de competencias-clave para el Administrador contemporáneo, lo que permitió la elaboración de una propuesta integradora de currículo para los académicos de Administración en Brasil. La investigación realizada es del tipo cualitativa, y consiste en un estudio de caso múltiple con enfoque empírico y análisis triangular, conforme Moraes (2014). El objetivo principal de este trabajo es analizar los programas curriculares de cinco instituciones de enseñanza superior en el Estado de Río Grande del Sur y otras dos instituciones extranjeras en Sudamérica. Preliminarmente, se buscó formular el siguiente cuestionamiento: ¿cómo adecuar el currículo del curso de Administración a las necesidades contemporáneas en relación a las competencias de formación profesional de los Administradores? Para responder a esa cuestión, se analizaron las Directrices Curriculares Nacionales (DCN), así como los Proyectos Políticos Pedagógicos de los Cursos de Administración (PPP/CA) y se compararon los Componentes Curriculares (CC) de las Instituciones de Enseñanza Superior (IES) investigadas. Tras realizar el análisis textual triangular de las DCN, PPP/CA y CC de las IES, se elaboró una investigación con 35 profesores del curso superior de Administración, utilizando un cuestionario en línea informatizado. Al total, se envió un enlace en el modelo <strong><em>Survey Monkey</em></strong> a 40 profesores, sin embargo, solamente 35 respondieron a la encuesta, representando el 87,5% de retorno, considerándose el 100% de las respuestas válidas. Previamente, teniendo como soporte la doctrina de competencias y currículo, concentrándose en los más renombrados autores – tales como Vygostsky, Freire, Sacristán, Piaget, Saviani, Bloom, Libâneo (currículo); Fleury &amp; Fleury, Zarifian, Perrenoud, Lisboa (competencias), entre otros - se concluyo que la implantación de la propuesta integradora propiciará un egresado del curso de Administración más preparado para el mercado de trabajo competitivo y globalizado.</p> Vera Lúcia Broki Brasil ##submission.copyrightStatement## https://www.famaqui.edu.br/app/webroot/ojs/index.php/saberes/article/view/11 Sex, 28 Dez 2018 00:00:00 -0200