Especialização em Psicopatologia e Dependência Química

confira os valores

ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPATOLOGIA E DEPENDÊNCIA QUÍMICA

APRESENTAÇÃO:

A prática clínica demonstra a importância de que o profissional conheça os transtornos mentais e seja capacitado para elaborar ou confirmar hipóteses diagnósticas. Esta conduta é especialmente importante para que consiga se comunicar com outros profissionais da saúde que também acompanham o seu cliente e identifique tratamentos com evidência científica para a queixa diagnóstica apresentada.

Entre os principais transtornos mentais a Dependência Química é um dos mais graves e complexos. Em 2020, o Relatório Mundial sobre Drogas, divulgado pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), revelou que cerca de 269 milhões de pessoas usaram drogas no mundo em 2018 – aumento de 30% em comparação com 2009. Além disso, mais de 35 milhões de pessoas sofrem de transtornos associados ao uso de drogas. Os profissionais que trabalharam neste curso acreditam que essas vidas são importantes e que a recuperação é possível. No entanto, é necessária a promoção de políticas baseadas em evidências científicas, na saúde e nos direitos humanos. As aulas, além de abordarem os efeitos e o manejo clínico em drogas cujas dependências causam maior impacto, cobrem temas como critério diagnóstico e classificação, consumo em populações especiais e também suicídio e psiquiatria forense no contexto de adição a substâncias.

OBJETIVO DO CURSO:

- Desenvolver habilidades básicas para o reconhecimento do quadro clínico e indicação das modalidades de tratamentos existentes na psicopatologia;
- Qualificar o profissional para atuar na prevenção, tratamento e organização de serviços para dependentes químicos;
- Oferecer compreensão dos mecanismos geradores da dependência em seus aspectos neurobiológicos, sociais, psicológicos e econômicos.

PÚBLICO-ALVO:

O curso de Psicopatologia e Dependência Química é oferecido a profissionais que tenham o curso superior, preferencialmente, nas áreas medicina, enfermagem, psicologia e educação.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PARA 360 HORAS-AULA:

Módulo 1 – Fundamentos Básicos de Psicopatologia
Módulo 2 – Funções Psíquicas e Exame do Estado Mental
Módulo 3 – Psicopatologia Descritiva e Formulação  de Hipóteses Diagnósticas
Módulo 4 – Psicofarmacologia Aplicada aos Transtornos Mentais
Módulo 5 – Transtornos da Personalidade e do Comportamento
Módulo 6 – Transtornos de Ansiedade
Módulo 7 – Transtornos de Humor
Módulo 8 – Transtornos Psicóticos
Módulo 9 – Transtornos Alimentares
Módulo 10 – Demências, Alzheimer e Parkinson
Módulo 11 – Transtornos Mentais na Gravidez, Parto e Puerpério
Módulo 12 – Instrumentos de Avaliação e Psicodiagnóstico
Módulo 13 – Conceitos e Contextos em Dependência Química
Módulo 14 – Drogas e seus efeitos – Depressores, Estimulantes e Perturbadores do SNC
Módulo 15 – Diagnóstico, Comorbidades e Tratamento
Módulo 16 – Abordagens Terapêuticas  I: Enfoque Terapias Comportamentais
Módulo 17 – Abordagens Terapêuticas II: Enfoque Terapias Cognitivas
Módulo 18 – Abordagens Terapêuticas III: Entrevista Motivacional
Módulo 19 – Abordagens Terapêuticas  IV: Enfoque Psicanalítico
Módulo 20 – Política de Drogas, Aspectos Legais e Redução de Danos
Módulo 21 – Dependência Química e Intervenções Familiares
Módulo 22 – Atuação multiprofissional – Rede e Reinserção Social
Módulo 23 – Estágio I
Módulo 24 – Estágio II

CARGA HORÁRIA TOTAL:

LOCAL/DATA/HORÁRIO:

FAMAQUI - Formato Híbrido (Presencial e On-line), com encontros mensais.
Início - 25 e 26 /11/2022 - Sexta-Feira - Das 18h às 22h e Sábado - Das 8h às 12h e Das 14h às 18h.

PERÍODO:

INVESTIMENTO:

R$ 570,00 reais mensais

Documentos para Matrícula:

Para a matrícula serão necessários:
- Cópia do RG e CPF;
- Comprovante de Endereço;
- Cópia do Histórico Escolar do Curso de Graduação;
- ATENÇÃO: Diplomas oriundos de outros países só serão válidos se apostilados.

INSCRIÇÃO:

Entrar em contato:
- E-mail: comercial@famaqui.com.br
- Tel. Cel.: (51) 3273-3004 ou Whats (51) 99900-5227

*Alunos e ex-alunos da Famaqui tem 5% de desconto na mensalidade, assim como os colaborados das empresas conveniadas com a faculdade.

Luis Fernando Zambom

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2006) e mestrado em Pós Graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2008). Atualmente é professor - FAMAQUI e Psicólogo Clínico - Formação em Avaliação e Reabilitação Neuropsicológica na Projecto e Especializando em Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional Uninter. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Tratamento e Prevenção Psicológica, atuando principalmente nos seguintes temas: adolescentes, drogas ilícitas, clínica-escola, maconha e terapia cognitivo-comportamental.

Noite

Matrícula Parcelas Valor da Parcela

R$ R$ 150,00

R$ 571,00

Fazendo o curso em 30x, as últimas sete mensalidades podem ser parceladas no cartão para receber o certificado antes do fim dos pagamentos.
* Consulte descontos para as empresas conveniadas

Quer estudar você
também na Famaqui?