Palestra com Dr. Orlando Faccini Neto é sucesso na FAMAQUI.

Aliar conteúdo teórico com a vivência prática é a combinação perfeita durante a formação profissional. Foi isso que a FAMAQUI proporcinou no dia 5 de abril de 2023.

Os alunos do curso de Direito tiveram um evento pra lá de especial. Um dos mais conhecidos nomes da magistratura gaúcha na atualidade, o Dr. Orlando Faccini Neto conversou com os estudantes contando um pouco de sua trajetória pessoal e profissional.

Alunos de Direito no Auditório da FAMAQUI aplaudem o palestrante.

Em sua fala, destacou o empenho que dedicou em sua formação e a importância do estudante de Direito planejar e construir sua carreira durante toda a formação, buscando ir além dos conteúdos de sala de aula, fazendo leituras de indicações, buscando teses e as jurisprudências. Fez esse paralelo ao citar que muitos alunos esperam concluir o curso para começar esse aprofundamento. Falou também sobre como a leitura o aproxima de realidades que nem sempre ficam evidentes em seu dia a dia, destacando que, para um bom julgamento, é preciso ter uma noção clara sobre a realidade inserida de todos.

Paulista de nascimento, veio para o RS em 2001 quando, aos 24 anos, entrou na magistratura na comarca de Jaguarão/RS. Curiosamente, o resultado foi divulgado no histórico dia 11 de setembro daquele ano. Passou ainda por Carazinho e Passo Fundo. Em 2016, assumiu o 1º Juizado da 1ª Vara do Júri de Porto Alegre. Presidiu ainda a AJURIS no biênio 2020/2021.

Dr. Orlando Faccini Neto entre os professores Altemar Pereira Junior e a Coordenadora do curso, Claudia Bordallo Bertoni

Quem é Orlando Faccini Neto? Confira esse perfil elaborado pela AJURIS:

Orlando Faccini Neto tem 43 anos e é formado pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo (São Paulo). É mestre em Direito Público pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e doutor em Ciências Jurídico-Criminais pela Universidade de Lisboa (Portugal).

Faccini ingressou na magistratura em 2001, na comarca de Jaguarão. Em 2004, assumiu a Vara Criminal de Carazinho e, em 2011, foi promovido para a comarca de Passo Fundo, também na área criminal. Em 2016, assumiu como titular do 1º Juizado da 1ª Vara do Júri de Porto Alegre, cargo de que está afastado atualmente por sua atuação associativa. Foi Presidente da AJURIS no bênio 2020/2021. Atuou ainda no gabinete do ministro Felix Fischer, no Superior Tribunal de Justiça, em Brasília, quando auxiliou em julgamentos de recursos de processos da Operação Lava Jato.

A FAMAQUI agradece a presença do magistrado e deixa as portas abertas para seu retorno em outros momentos.

Fontes:
AJURIS