cursodegraduacaoemadministracao

A estrutura curricular do Curso de Administração foi elaborada de forma modular para uma maior integração entre o curso e a comunidade empresarial, intensificando o relacionamento instituição de ensino/empresa e reduzindo eventuais hiatos ente os ensinamentos teóricos e práticos ministrados.

Os métodos e as técnicas de ensino que serão empregadas deverão garantir alguns princípios básicos do ensino: ter caráter científico e sistemático, ser compreensível e possível de ser assimilado, assegurar a relação teoria/prática, assentar-se na unidade ensino-aprendizagem, garantir a solidez dos conhecimentos, assegurar a aprendizagem dos conteúdos, por meio da interação entre sujeitos.

Para o desenvolvimento de competências, é necessário que haja preocupação com o desenvolvimento de prática educativa, tanto no âmbito da sala de aula, quanto nas atividades extracurriculares, como também nos espaços acadêmicos, que reúna o aprendizado de habilidades em conjunto com situações que favoreçam o desenvolvimento da criatividade, da ousadia, da responsabilidade, do compromisso, da autonomia.

Habilidades não devem ser entendidas como algo inato, como se usa no senso-comum. Habilidades são aprendidas. Aprendemos a identificar, a correlacionar, a analisar, a avaliar, a manipular, a realizar pesquisas, a organizar, etc. Para que tais habilidades sejam aprendidas, se faz necessário que durante as aulas os estudantes realizem atividades e tarefas que lhes proporcionem oportunidades para tanto. É fundamental, e de extrema relevância, que os planejamentos dos professores contemplem tais objetivos e que sejam propostas atividades e tarefas que concorram para tal formação.

Um currículo centrado em competências implica em um ambiente pedagógico caracterizado pela adoção de alternativas metodológicas dinâmicas e ativas, centradas no estudante como protagonista do seu próprio aprendizado.

Há necessidade também das atividades que desenvolvam competências atitudinais e habilidades interpessoais, que devem ser implementadas com trabalhos em equipes, debates e fóruns de discussão. Tais práticas pedagógicas estimulam o corpo docente a criar novas formas de aprendizagem, as quais implicam em permanente pesquisa e troca de informações entre os atores desse processo.

A organização curricular das áreas para aprendizagem dos conteúdos e metodologias envolve questões relativas à organização do tempo, a atividades que propiciem a interdisciplinaridade e a transversalidade, além de uma formação consistente para a atuação no mundo de trabalho. A experiência e titulação dos docentes fundada numa atuação articulada, interdisciplinar e não fragmentada, com certeza permitirá que a ação desenvolvida em sala de aula atenda os princípios de uma educação de qualidade.

PROFESSORES

Corpo docente. Curso de