Solicite informações nos nossos canais de contato

PLANO

DISCIPLINA: Logoterapia em Contextos de Educação
DIAS: sábados, manhã e tarde, e domingos pela manhã.
DATA DE INÍCIO: 15 e 16 dezembro
CARGA HORÁRIA TOTAL: ​15 horas
LOCAL: Rua Baronesa do Gravataí, 123 - Cidade Baixa - Porto Alegre/RS

Tema:

Diante da crise atual da educação necessitamos de uma pedagogia antropologicamente fundamentada que ensine escolher o que é importante, o que é essencial, o que tem sentido. E, com isso, possa prevenir os reducionismos, a massificação, o consumismo, a crise de valores e, sobretudo, a desvalorização da figura do educador e da tarefa mesma da educação.

A Análise Existencial e a Logoterapia de Viktor Frankl oferecem sólido fundamento antropológico que fundamenta subsídios teóricos e práticos valiosos. Viktor Frankl já dizia que vivemos na era da sensação da falta de sentido e que nesta nossa época a educação deve procurar não só transmitir conhecimento, mas também aguçar a consciência. Mais do que nunca a educação é educação para a responsabilidade, responsabilidade frente a um dever, frente ao cumprimento do sentido.

Objetivo

Com essas premissas, propomos a ementa para o Módulo Logoterapia e Análise Existencial em contextos de educação.

• Contribuições de Viktor Frankl para a educação;
• Que pessoa queremos formar? Antropologia pedagógica fundamentada na Análise Existencial;
• Fatores que interferem no desenvolvimento da personalidade;
• Princípios da Pedagogia do sentido;
• Estratégias e recursos pedagógicos centrados no sentido;
• Educação centrada no sentido na prevenção do comportamento suicida;
• Educação integradora da sexualidade humana;
• Projetos e experiências práticas realizadas com e para o sentido;
• Exercício: atividade pedagógica centrada no sentido.

Ministrante

    Marina Freitas - Doutora - Brasil.

Se interessou pelo curso?

Envie seu email abaixo para receber maiores informações.









Fator Digital
Whatsapp Icone